segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sobre a mentira...

" De fato, a finalidade com que se mente faz diferença: se com ela se conserva ou se destrói." - F. Nietzsche, em O Anticristo.

Pois bem, eu poderia terminar agora mesmo, essa frase resume tudo o que quero dizer, mas vou continuar para exercitar um pouco a mente e os dedos.
A mentira tem como base o certo (discutido no post anterior) e o errado, assim como o bem e o mal ( que tem as mesmas características das já citadas). Mente-se pelo certo, logo pelo bem de alguém, ou se mente pelo errado, ou talvez pelo certo, mas para o mal de alguém. Enfim, nas duas situações alguém é beneficiado e alguém é prejudicado, seja o que mente para o próprio beneficio ou o que mente em prol do bem alheio, porém o último consiste em prejuízo próprio muitas vezes, até mesmo pela consciência de estar mentindo.
Enfim... mentira não é algo bom, mas, como foi citado há diferença. Mesmo sendo algo, considerado pela sociedade, 'podre', há nobreza quando se mente para algo construtivo.
Leia-se construtivo como preservar algo ou alguém de grande afeição, ou exterminar algo ruim, ou ainda criar um ideal.
Outra frase de grande destaque: "Uma mentira dita mil vezes se torna verdade", o autor desconheço, mas pelo que me lembro foi um adepto de Hitler.
A mentira, quando se apela ao povo se torna falácia, caracterizada, em latim, por 'Argumentum ad populum'. Por exemplo a questão religiosa: " Se o povo diz que Deus existe, ele realmente existe.", dessa forma é a falácia em que vivemos. A crendice popular se torna verdade... ' a voz do povo é a voz de Deus'... ou há quem diga que a democracia é a verdade em si.
NÃO HÁ VERDADE NA DEMOCRACIA. O direito da maioria é falso, é mentira, a mentira da qual destrói. Nada se consegue com o suposto 'poder do povo', 'direitos iguais'. Sou a favor do ultimo mas na democracia não há direitos mútuos, sempre uma minoria é excluída, o que é muitas vezes certo, mas tratando-se de 'democracia' temos que rever alguns conceitos.
Enfim, basta a primeira frase para entender o post, mas vou fechar o texto dizendo que deve-se evitar a mentira, mas se for fazê-la, que seja de forma construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário